Organizando a vida com método, objetivos e rotina
- Clara Goncalves
- Feb 1, 2024
- 4 min read
Updated: Dec 12, 2024
O eterno mês de Janeiro finalmente chegou ao fim e eu estou muito feliz por ter conseguido bater praticamente todas as metas que eu tinha para este mês, algo realmente inédito na minha vida. E isso só foi possível graças a um nível anal de organização pessoal que teria enlouquecido o meu eu de 20 anos, mas que dá muita, muita paz ao meu eu de 29. Eu comecei com a ideia lá em 2023, na virada do ano, quando percebi que me sentia como se não tivesse conquistado absolutamente nada, mesmo isso não sendo verdade.
Eu atravessei uma crise pessoal sem precedentes. Aprendi muito profissionalmente, saí de um apartamento que estava praticamente caindo na minha cabeça; fiz vários cursos, participei de um grupo de escrita; comecei a planejar a minha aposentadoria, o que era algo que fazia o meu cabelo cair de tanta preocupação. Por Deus, fui ao show da Taylor Swift no Rio de Janeiro. Ou seja, devo ser uma Vingadora carioca à essa altura.
Olhando para trás, eu estava sendo cruel comigo mesma simplesmente por conta do meu caos que me impedia de ver as minhas conquistas. Decidi que em 2024, as coisas seriam diferentes. Sou fã e seguidora de uma empreendedora inglesa, a Grace Beverly, que tem uma linha de planners digitais e físicos e publicou no fim do ano passado um episódio no seu podcast que me serviu de inspiração para o meu próprio planejamento. Eu usei o Notion para absolutamente TUDO e é graças a ele que consigo me manter organizada, mas outras plataformas podem ser usadas, ou até mesmo um simples documento, dependendo do nível de interatividade que você queira ter.
Aqui eu compartilho com vocês exatamente o meu passo a passo para garantir o meu sucesso em janeiro de 2024:
Passo 1: se faça as seguintes perguntas e escreva as respostas:
Quais coisas te fizeram mais feliz no ano anterior?
Quais são as cinco coisas que mais te motivam?
Como você quer ser e como quer viver no futuro?
O que você pode fazer em 2024 que vai lhe levar para mais perto do que você quer ser e da vida que quer viver?
Essas perguntas vão te mostrar as coisas que te dão alegria e as que você pretende alcançar. Se, na terceira pergunta, você responder que quer ser dona do negócio próprio, uma ação que você poderia tomar neste ano é criar um planejamento financeiro que te permita guardar um dinheirinho todo mês para conseguir abrir um negócio no futuro. Ou, quem sabe, juntar esse dinheiro todo mês para fazer um MBA. E, assim, vamos ao próximo passo.
Passo 2: identifique os seus objetivos e maneiras de atingi-los ao longo do ano
Existe um conceito em administração de negócios que pode ajudar aqui, os OKRs — Objectives and Key Results, ou objetivos e principais resultados. Essa estrutura ajuda a alinhar objetivos e resultados que serão usados para medir o seu sucesso. No caso da organização pessoal, não precisamos ser extremamente precisos, mas é interessante pensar: Se tenho o objetivo X, posso usar Y e Z para medir o meu sucesso. Por exemplo: se quero viajar para a Bahia em 2025, preciso economizar R$ 6.000 em 2024 para cobrir os custos da viagem. Para isso, vou guardar 500 reais todo mês em 2024 e este valor vai me ajudar a medir a minha capacidade de alcançar este objetivo no ano que vem. Outro exemplo: Se quero ter um novo hobby ao final de 2024, vou testar uma nova atividade todo mês em 2024. Se ao final do ano, você tiver testado uma atividade todo mês, no mínimo você estará muito mais perto de encontrar um novo hobby.
Passo 3: distribua as suas metas por trimestre e por mês
Dividir as metas ao longo do ano ajuda a evitar frustrações e permite que você tome um passo de cada vez em direção aos seus objetivos. Então, se você tem como objetivo se tornar fisicamente ativo em 2024 e decidiu que vai se exercitar 3 vezes por semana, em Janeiro você vai se exercitar 12 vezes e, no primeiro trimestre, 36. No Notion há um template que permite que você facilmente divida as metas por trimestre e por mês. Lembre-se de registrar as suas conquistas todos os meses para, no fim do ano, conseguir medir o que foi e não foi conquistado e porquê.
Passo 4: monte um plano diário que te permita ter uma rotina que te ajude a alcançar objetivos
Nesta altura, eu já tenho clareza sobre meus objetivos e quais ações vou tomar no dia a dia para alcançá-los. Todo dia de manhã, de acordo com as minhas responsabilidades, eu monto um plano que leve em consideração pequenas ações diárias para o meu sucesso. Um exemplo genérico:
7.30 - Acordar
7.45 - Café da manhã e rotina matinal
8.15 - Compras rápidas no mercado
9.00 - Sair para o trabalho
9.30 - Ler emails e mensagens
10.00 - Responder emails e tarefas urgentes
11.00 - Verificar status dos projetos
12.00 - Preparar tarefas para membros da equipe e distribuí-las
12.30 - Almoço
13.30 - Reunião com cliente 1
14.00 - Enviar resumo da reunião para clientes e stakeholders
15.00 - Reunião interna
16.00 - Organizar calendário da equipe
17.00 - Organizar dia seguinte no trabalho
17.45 - Sair para academia
18.00 - Academia; dia de cardio
19.00 - Banho e rotina da noite
19.30 - Grupo de estudo online da pós-graduação
21.00 - Jantar e ver série
22.00 - Ler 10-20 páginas de livro
23.00 - Dormir
Ser chatinha e metódica tem sido uma alegria. Tenho me exercitado como nunca, escrito mais do que poderia imaginar, cozinhado comidas saudáveis constantemente e, por consequência, me sentido melhor do que nunca. Já foram 4 livros lidos em um mês, 13 dias de exercício físico, mais de uma dezena de textos escritos. Ter objetivos e saber o que fazer no dia a dia para alcançá-los é ouro!





Comments